A influência da projeção astral na antiguidade


Por Wagner Borges -


Diariamente, todos os seres humanos são visitados por um personagem ilustre, Hipnos*, que inexoravelmente colhe a todos em sua malha de inconsciência temporária chamada sono.

Diariamente, também, alguns seres humanos são visitados por outro personagem ilustre, Thanatos, que inexoravelmente colhe alguns escolhidos em sua malha de inconsciência permanente chamada morte.

Hípnos é considerado amigo e recebido com satisfação. Todas as noites, bilhões de pessoas se deitam e esperam receber o seu abraço confortador até o dia seguinte.

Thanatos é considerado inimigo, e ninguém gosta de recebê-lo. Bilhões de pessoas ficam assustadas à simples menção de seu nome.

Hipnos é querido! Thanatos é temido! No entanto, os antigos gregos consideravam Hipnos, o sono, e Thanatos, a morte, como irmãos. Alegavam eles, que o sono e a morte não tinham muitas diferenças entre si.

De fato, o que é o sono senão uma mini-morte? O corpo físico adormecido é um "cadáver que respira". Tanto no sono como na morte, há ausência de lucidez no corpo humano.

Por essa semelhança de estados, sono e morte, é que os antigos gregos diziam que Hipnos era o irmão menor de Thanatos. E também porque eles acreditavam que, durante o sono, a alma se afastava do corpo e viajava para o mundo dos espíritos.

Na verdade, essa é a maior semelhança, pois tanto no sono como na morte, a consciência está fora do corpo.

A crença de que a alma podia abandonar o corpo e a ele retornar posteriormente não está só na antiga Grécia, está espalhada por toda a história.

A projeção é mencionada em diversos textos antigos da Grécia, China, Pérsia, Índia, Israel, Tibet e Egito.

Essas evidências de projeções na Antiguidade são difíceis de comprovar, já que as informações existentes são de escritores cuja fonte não podemos investigar.

Entretanto, muitas dessas informações dos antigos são confirmadas e repetidas pelos modernos fenômenos de projeção.


(Texto extraído da apostila do Curso de Projeção da Consciência – 2ª fase.)

Notas: * Hipnos (do grego): Deus do sono, filho de Érebo e da Noite e irmão de Thanatos, o deus da Morte.