A chama da sabedoria



Fernando Golfar - Por Fernando Golfar -

Quando nos deparamos com um local escuro, uma das alternativas que possuímos é acender uma luz, para que esta, com seu brilho, ilumine o ambiente e possamos dar os nossos passos sem ficar esbarrando nas coisas que nos cercam.

Obviamente, quando a luz é apagada, deixa o ambiente escuro, como quando do início. E voltamos a ficar imersos na cegueira, estando sujeitos novamente a que os objetos que nos circundam nos sejam obstáculos.

Condicionamo-nos durante toda a encarnação material ao que os olhos vêem, sem notar a energia que os objetos também têm. O condicionamento mental é tamanho, que nos sentimos verdadeiramente sem parâmetros, quando nos tiram a visão por alguns instantes. E mesmo que tenhamos, por exemplo, caminhado por nossa casa por dezenas de anos, quando tentamos fazê-lo de olhos fechados, nos deparamos com obstáculos que sempre estiveram por lá, mas, quando de olhos abertos, sequer reparamos.

Ao apagarmos a luz, apagamos o nosso ponto sensitivo visual, e ela simplesmente deixa de existir, dando lugar à escuridão.

Diferente é quando acendemos a chama da sabedoria em nosso coração. Quando assim o fazemos, ela faz com que um fogo sagrado habite dentro de nós. Dificilmente saberemos quando essa chama foi acesa e somente a maturidade poderá responder.

O homem que possui sabedoria, muitas vezes se limita a não reconhecer tal posse, para que o ego não o faça transformar a sabedoria que possui em simples conhecimento. O Sábio assim o faz para que ele mesmo não se utilize dela para manipular as pessoas e obter delas aquilo que quer.

Assim, o grande segredo da vida é manter a chama da sabedoria acesa em nosso coração, e mesmo que a chama que “ilumina” ali não esteja, a sabedoria jamais desaparecerá, e com sabedoria nós poderemos trilhar os escuros caminhos de nossas encarnações com firmeza nos passos, comungando com tudo que nos cerca, aprendendo a ser parte deles, e certamente eles não serão obstáculos, mas ferramentas importantes no nosso caminho evolutivo.

Com sabedoria, poderemos percorrer a “nossa casa”, sem que os que nos circundam se tornem obstáculos, mas facilitadores na caminhada. A sabedoria faz com que nos entendamos e, desta forma, possamos entender aqueles que nos circundam.

É ela que os grandes mestres alcançam, pois estes simplesmente percorrem o caminho e o encontro com ela é inevitável. E, mais do que isso: quando estes a encontram, continuam o caminho ao lado dela, como se algo além fosse ainda necessário se atingir.

Muito diferente é o caminho traçado por aqueles que buscam a sabedoria, pois fazem qualquer coisa para encontrá-la, e, quando isso acontece, eles se intitulam de “Mestres” e esquecem que o caminho deve continuar a ser percorrido, com muito mais responsabilidade e empenho.

Entendem estes últimos, que a sabedoria é o ponto final da estrada, enquanto os verdadeiros Mestres entendem que a sabedoria é apenas o início dela.

Que cada um, a seu tempo, encontre a sabedoria e caminhe ao lado dela na estrada idealizada pelo Criador.


São Paulo, 16 de junho de 2004.

Notas: - Nota: Fernando Golfar é paulista, nascido em 1967. É Participante do Grupo de Estudos e Assistência Espiritual do IPPB.
É formado em Economia pela Universidade Mackenzie e Contador pela F.E.C. Álvares Penteado.
Projetor desde a infância, veio a compreender o assunto superficialmente quando, na adolescência, começou a ler as revistas Planeta e ler os livros de Lobsang Rampa. O aprofundamento do assunto veio quando realizou os cursos de Projeção da consciência, Bioenergia, aura e chacras, além de outros.
Trabalha no Centro Espírita Irmão X, nas seguintes áreas:
. Como expositor do Curso de Aprendizes do Evangelho - 3º ano o Como orientador de tratamentos espirituais.
. Como Dirigente do GEA - Grupo de Estudos Avançados, que iniciou em 2004.
. Orador de palestras pré-Tratamento.
. Curso de Passes / Bioenergia.
. Atua 1 vez por semana em um grupo de Cura, orientado por um Índio Cheyenne.
. Ministra também curso de Bioenergia e Passes, enfocando o co-relacionamento do Espiritismo com os conhecimentos Orientalistas de chakra, aura, Duplo Etérico, e outros.
. Vem buscando, através da participação no Grupo de Estudos e Assistência Espiritual do IPPB, um aprimoramento no conhecimento dos temas universalistas, principalmente Hinduístas/Orientalistas.
Para maiores detalhes sobre o seu trabalho, por favor ver a sua coluna na revista on line de nosso site – www.ippb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário